segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Livros,filmes e documentários





Dossiê Ditadura - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil 1964-1985
   Autor: Imprensa Oficial
   Editora: Imprensa Oficial SP



 1968 : O Diálogo É a Violência - Movimento Estudantil e Ditadura Militar no Brasil
   Autor: Vale, Maria Ribeiro do
   Editora: Unicamp




 Brasil - 1964 / 1968 - A Ditadura Já Era Ditadura
   Autor: Silva, Marcos
   Editora: LCTE



 Memória Política , Repressão e Ditadura no Brasil
   Autor: Ansara, Soraia
   Editora: Jurua


 A Resistência da Mulher À Ditadura Militar no Brasil
   Autor: Colling, Ana Maria
   Editora: Rosa dos Tempos



 História Indiscreta da Ditadura e da Abertura - Brasil: 1964 - 1985
   Autor: Couto, Ronaldo Costa
   Editora: Record



 OAB X Ditadura Militar - A História de um Período Difícil para as Instituições Democráticas no Brasil
   Autor: Souza Filho, Cid Vieira de
   Editora: Quartier Latin



Ditadura militar, esquerdas e sociedade
   Autor: Reis Filho, Daniel Aarão
   Editora: J. Zahar




 O fim da Ditadura Militar
   Autor: Kucinski, Bernardo
   Editora: Contexto








 Carlos Marighella: o inimigo número um da ditadura militar
   Autor: José, Emiliano
   Editora: Sol & Chuva


Filmes





1.  Pra Frente Brasil (em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e torturado. enquanto isso, sua família procura por notícias. o filme foi lançado em 1983, ainda com Figueiredo na presidência)


2.  O Que é Isso Companheiro? (em 1969, o grupo terrorista MR-8 elabora um plano para sequestrar o embaixador americano - Alan Arkin -, para trocá-lo por presos políticos, que eram torturados nos porões da ditadura. filme bem acabado de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro)

3.  Cabra Cega (um jovem militante da luta armada - Leonardo Medeiros - é ferido numa emboscada da polícia e precisa se esconder na casa de um arquiteto, simpatizante da causa. bom filme)


4.  O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (casal de militantes deixa o filho com o avô, para esconder-se da repressão, prometendo voltar até o fim da Copa do Mundo de 1970. mas o avô morre e o garoto terá de se integrar à comunidade judaica do Bom Retiro, além de ter contato com alguns militantes)



5.  Ação Entre Amigos (em 1971, quatro amigos foram presos ao tentar assaltar um banco e foram violentamente torturados. anos mais tarde, descobrem que seu torturador ainda está vivo e vão numa pescaria encontrá-lo na intenção de matá-lo. é quando descobrem que só foram pegos porque um deles traiu o grupo. ótimo thriller de Beto Brant)




6.  Batismo de Sangue (no final dos anos 1960, um convento de frades torna-se um local de resistência à ditadura. cinco freis passam apoiar um grupo guerrilheiro e ficam na mira das autoridades policiais)


7.  Zuzu Angel (a história real de uma estilista - Patrícia Pillar -, que ganhou projeção internacional e travou uma batalha contra as autoridades militares em busca de seu filho - Daniel de Oliveira -, que participava de movimentos estudantis e foi torturado e morto. bom registro de época)



8.  Hércules 56 (um documentário contando, através de entrevistas, a história dos 15 presos políticos que foram trocados pelo embaixador americano em 1969. banidos do território nacional, são levados ao México num avião da FAB, o Hércules 56)


9.  Dois Córregos (na época da ditadura, duas adolescentes burguesas passam uma temporada numa fazenda e acabam convivendo com o tio de uma delas - Carlos Alberto Riccelli -, um homem misterioso, que está clandestino no país, escondido. um filme amargo de Carlos Reichenbach, que fez vários filmes sobre o tema)


10.  Nunca Fomos Tão Felizes (rodado no último ano do regime militar. um rapaz é retirado de um colégio interno por seu pai, de quem pouco sabe e está afastado há 8 anos. é acomodado num grande apartamento temporariamente, quando começa a investigar o mistério que o cerca, em busca de sua identidade e descobre que o pai é um perseguido político)




                                                                 Documentários